PRINCIPAL
NOTÍCIAS


Quase 300 pessoas já tiveram Covid-19 em Ibaiti
Transmissão de coronavírus por assintomáticos intriga cientistas
Redação InformePolicial com Associated Press
16.SETEMBRO.2020

Quase 300 pessoas já tiveram Covid-19 no município de Ibaiti. Segundo o último boletim epidemiológido divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município tem hoje 276 casos confirmados e oito mortes pela doença.

Dos casos confirmados, 261 já se recuperaram. Sete outros casos continuam em tratamento e 28 suspeitos estão em monitaramento aguardando resultados.

O município já testou 1.485 pessoas, sendo que 912 deram como resultado negativo para a doença.

Transmissão de coronavírus por assintomáticos intriga cientistas

Um dos grandes mistérios do coronavírus é a rapidez com que ele se espalhou ao redor do mundo.

O vírus apareceu pela primeira vez no centro da China e, em três meses, estava em todos os continentes, exceto na Antártica, alterando a vida cotidiana de milhões de pessoas. Por trás da rápida disseminação, havia algo que inicialmente pegou os cientistas desprevenidos, confundiu as autoridades de saúde e minou os esforços iniciais de contenção: o vírus poderia ser transmitido por pessoas aparentemente saudáveis.

Enquanto trabalhadores retornam aos escritórios, crianças se preparam para voltar às escolas e pessoas desesperadas pela normalidade visitam novamente os shoppings e restaurantes, a ciência aponta para uma realidade ameaçadora: se pessoas que parecem saudáveis ??podem transmitir a doença, pode ser impossível contê-la.

"Ela pode ser mortal e 40% das pessoas nem saberem que têm", disse o Dr. Eric Topol, chefe do Scripps Research Translational Institute. "Temos que sair do modo de negação, porque é real."

Pesquisadores expuseram a probabilidade assustadora de disseminação silenciosa do vírus por portadores assintomáticos e pré-sintomáticos. Mas a importância do papel que as pessoas aparentemente saudáveis ??desempenham no aumento dos infectados permanece sem resposta — e no topo da agenda científica.

O pequeno mas poderoso coronavírus pode desbloquear uma célula humana, se instalar e produzir em massa dezenas de milhares de cópias de si mesmo em um único dia. Os níveis de vírus disparam antes da primeira tosse, se ela realmente chegar. E surpreendente para os cientistas, estima-se que 4 em cada 10 pessoas infectadas nunca apresentam sintomas.

"Para controlar, para realmente impedir que o vírus volte, teremos que lidar com esse problema", disse Rein Houben, rastreador de doenças da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

O terrível número de mais de 580 mil mortes em todo o mundo pelo coronavírus ficou em segundo plano à medida que as cidades afrouxaram as restrições. Mas a sagacidade do vírus permanece na mente de muitos cientistas que estão assistindo as sociedades reabrirem imaginando o que acontecerá se infectados silenciosos não forem detectados até que seja tarde demais.

Viajantes sem tosse podem passar por aeroportos. Trabalhadores sem febre não serão pegos nas medições de temperatura. Pessoas sem dor ou cansaço participarão de reuniões de negócios.

E os surtos podem começar novamente.

 
 
 
 
Veja Também
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2020 - Todos os Direitos Reservados